DIA DO PSICÓLOGO: CONHEÇA A HISTÓRIA POR TRÁS DESSA DATA

Redação IJOMA

Macapá, 27 de Agosto de 2020


Na busca por se entender melhor, tratar determinadas dificuldades, cuidar da saúde mental dos colaboradores ou ainda para aperfeiçoar o ambiente de trabalho, a atuação dos profissionais de psicologia se destaca. Então, nada mais justo que eles tenham uma data de celebração: o Dia do Psicólogo.

Para saber em que dia e mês essa comemoração acontece, além de compreender qual é a importância desse profissional no setor de recursos humanos de qualquer empresa, preparamos este conteúdo. Boa leitura!

Em qual data é comemorado o Dia do Psicólogo?

O Dia do Psicólogo é comemorado sempre em 27 de agosto. A data foi escolhida por relembrar a regulamentação da profissão de psicólogo, que aconteceu no ano de 1964 com a implementação da lei nº4119/62. Posteriormente, em 2016, a lei 13.407/16 oficializou a data nacionalmente.

A atuação de um profissional de psicologia pode se dar em diversos âmbitos. De forma geral, eles buscam compreender as diferentes facetas do comportamento humano, além de atuar na prevenção e resolução de problemas de saúde mental e na melhoria da qualidade de vida.

Qual é a importância dessa data?

Em uma sociedade cada vez mais acelerada e repleta de incertezas em diversas esferas, muitas pessoas sofrem e adoecem em decorrência de problemas psíquicos. Quadros depressivos, de ansiedade e síndrome de burnout estão entre os transtornos que exigem mais atenção de um psicólogo, sendo tratados com o seu auxílio.

Todavia, não é preciso, nem recomendável, procurar um psicólogo apenas quando a situação estiver ruim. Quem deseja lidar melhor com seu dia a dia (seja no âmbito pessoal, seja no profissional) e se compreender melhor, também pode buscar a orientação desses profissionais para acompanhar questões que estejam causando alguma aflição.

O termo psicologia surgiu no século XVI, buscando compreender os indivíduos, suas angústias e inquietações. De lá até os dias atuais, a área cresceu muito e criou várias vertentes, com psicólogos de diferentes especialidades e atuando em diversos setores. No entanto, a profissão só foi regulamenta devido a mobilização de profissionais para que isso se tornasse realidade, ressaltando a importância de celebrar a data do Dia do Psicólogo.



Qual é a importância desse profissional para o setor de recursos humanos?

O setor de recursos humanos é outro campo de atuação muito fértil para os profissionais de psicologia, fator esse cada vez mais percebido pelas empresas. Elas notaram que contar com bons psicólogos atuando no RH traz ótimos resultados. Todavia, vale destacar que um psicólogo não substitui ninguém com formação específica na gestão de recursos humanos (e vice-versa).

A principal função de um psicólogo dentro de um setor de RH é atuar a fim de promover a melhoria do ambiente de trabalho, tornando as relações corporativas mais saudáveis e produtivas. Com isso, cada colaborador consegue entregar os melhores resultados possíveis, o que é ótimo para todo mundo.

Para atingir esses objetivos, os profissionais de psicologia avaliam as diversas facetas do comportamento individual dentro do ambiente de trabalho e sugerem ações responsáveis por melhorar as relações interpessoais daquele local de trabalho. Além disso, um psicólogo também ajuda nos processos de avaliação, recrutamento e seleção de colaboradores.

As diferentes frentes de um psicólogo junto ao setor de recursos humanos estão detalhadas nos tópicos a seguir. Acompanhe.

Gestão de clima organizacional

A adoção de práticas de gestão de clima organizacional tem como principal intuito avaliar a satisfação e o grau de motivação dos colaboradores, de modo a implementar medidas que possam elevar esses indicadores. Dessa forma, aumentam-se as chances de a empresa contar sempre com profissionais engajados e altamente produtivos.

O clima organizacional costuma ser reflexo da forma como cada colaborador percebe a empresa, indo desde aspectos simples da rotina (estrutura para o trabalho, por exemplo) até questões mais amplas (a missão e os valores do negócio).

Nesse sentido, é preciso encontrar maneiras de melhorar essa percepção. Se alinhado com essa perspectiva, um psicólogo é capaz de identificar os principais focos de insatisfação e oferecer sugestões de como resolvê-los.

Houve a percepção de que os colaboradores estão desmotivados? Talvez um plano de benefícios melhor ajude nisso. Não há entrosamento dentro das equipes? Reunir profissionais de perfil compatível costuma ser eficaz.

Avaliação de desempenho

Avaliações constantes são essenciais em qualquer empresa. Isso permite medir e acompanhar a evolução de cada profissional, reconhecer aqueles que mais se destacam e oferecer capacitação para quem possa eventualmente estar aquém do esperado.

No entanto, sem um método, a avaliação proposta pode não refletir com precisão a qualidade do trabalho de cada um dos colaboradores. Dessa forma, a presença de um psicólogo na elaboração de ferramentas de análise de desempenho é indispensável.

As avaliações no ambiente corporativo podem acontecer das mais diversas formas, de maneira individual ou em grupo. Os feedbacks que acompanham esse processo são dados por superiores, pelos colegas de equipe ou pelo próprio avaliado, em um processo de autofeedback.

Processos de seleção e recrutamento

Um psicólogo também exerce função essencial em processos de recrutamento e seleção, seja para escolher novos colaboradores, seja para realizar promoções. Se bem desenvolvido, um plano de recrutamento consegue filtrar e avaliar profissionais alinhados com os valores da empresa.

Isso aumenta a chance de escolher o candidato certo e reduz a possibilidade da contratação não prosperar, diminuindo custos com o turnover — uma preocupação constante de qualquer setor de recursos humanos. Processos de recrutamento e seleção normalmente envolvem entrevistas, testes e dinâmicas, que devem ser planejadas e acompanhadas por psicólogos para obter melhores resultados.

Esses mesmos psicólogos também podem ser úteis na identificação, manutenção e desenvolvimento dos chamados high potentials — profissionais com alto potencial de desempenho. Quanto mais diversa, engajada e integrada a equipe for, mais chances deles aparecerem. Normalmente, a melhor maneira de desenvolvê-los e permitir que todo esse potencial seja aproveitado é por meio de programas constantes de treinamento.

Além disso, apostar em planos de desenvolvimento individual, na criação constante de novos projetos e contas com planos de carreiras competitivos também ajudam a manter a atenção desses profissionais promissores. Todo esse esforço, certamente, trará ótimos retornos para a empresa.

Se você atua na psicologia — no setor de recursos humanos ou não —, parabéns pelo Dia do Psicólogo! Já quem não é, aproveite a data para reconhecer o papel insubstituível desses profissionais, sempre focados em melhorar a qualidade de vida de todos. Se a sua empresa tem um psicólogo, que tal utilizar a comunicação interna de modo a organizar homenagens àqueles que trabalham com a sua equipe?


Fonte:

https://blog.vb.com.br/dia-do-psicologo/


4 visualizações

asscom.ijoma@gmail.com

(96) 3222-5675 / (96) 99191-6270

CNPJ: 11.938.200/0001-06

Av. Dr. Silas Salgado, 3586 - Santa Rita. Macapá - AP, 68901-346.

Prazo de 10 dias para Entrega de Produtos

no Estado do Amapá.

INSTITUTO JOEL MAGALHÃES

Horário de Atendimento:

Segunda à Sexta: 8h às 12h - 14h às 18h

​​Sábado: 8h - 12h

©2019 Todos os direitos reservados. Criado por Fabrício Ferrari

  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social