Demonstração, palestra e vídeos marcam lançamento de concurso de redação sobre o GTA

Do gramado da praça Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Trem, dezenas de estudantes da Escola Estadual Santina Rioli acompanharam a demonstração de pouso do Grupo Tático Aerotransportado do Amapá (GTA), na manhã desta quarta-feira, 23. A ação fez parte do lançamento do Concurso de Redação Estudantil realizado em parceria com a Secretaria de Educação (Seed) em comemoração dos 12 de anos de criação do GTA.

O concurso é direcionado a estudantes regularmente matriculados em escolas estaduais nas seguintes etapas da educação básica: fundamental II (6º ao 9º ano), ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) – fundamental e médio. Após a demonstração de pouso, os alunos participaram de palestra, que contou a história do Grupo Tático, e acompanharam exibição de vídeos sobre o GTA.

“Eu só conhecia o GTA através das propagandas na TV; hoje, pessoalmente, vejo que é algo muito mais grandioso, além da enorme importância que ele tem para a sociedade amapaense. É bonito ver o trabalho desenvolvido”, destacou o estudante Ryan Henrique Cantuária.

Com a demonstração, palestra e vídeos os estudantes têm mais embasamento teórico para desenvolver o texto, no gênero dissertativo-argumentativo de, no mínimo 20, e máximo de 30 linhas, para poderem participar do concurso. A produção textual em sala de aula pelos alunos deve ser feita até o dia 30 de maio. As escolas vão eleger os melhores textos por categoria e encaminhá-los para a comissão avaliadora do concurso até 13 de junho.

“Esse tipo de ação é importante para que os nossos estudantes foquem na aprendizagem, além de ser mais uma ação visando preparar, por exemplo, os alunos do ensino médio para o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]”, reforçou a coordenadora de Educação Básica e Profissional da Seed, Luceni Rodrigues.


“É a primeira edição do concurso de redação, e nossa expectativa é de que ele faça parte do calendário de eventos das escolas, a partir de agora. Com essa ação queremos também aproximar o GTA dos estudantes, ressaltando a importância do trabalho desenvolvido pela nossa equipe”, finalizou o coordenador do GTA, comandante Ajaje Rachid Neto.

GTA A Coordenadoria de Operações Aéreas do Grupo Tático Aerotransportado (COpAer/GTA) foi criada através da Lei Nº 1016, de 30 de junho de 2006, alterada pela Lei Nº 1335, de 18 de maio de 2009, e Decreto Nº 0579, de 3 de março de 2006, para realizar missões de policiamento ostensivo preventivo aerotransportado, operações policiais repressivas, atendimento pré-hospitalar básico e avançado, operações de busca e salvamento e, ainda, outras missões de relevante interesse público com utilização de aeronaves de asa fixa e rotativa.

O GTA atualmente é composto por 23 integrantes entre policiais civis, policiais militares e bombeiros militares criteriosamente recrutados e formados em Curso de Operações Aéreas (COA) para exercerem funções de pilotos, mecânicos e operadores aerotáticos em operações de cunho policial e bombeiro, embarcados em aeronaves de asas rotativas ou fixa e em apoio terrestre em viaturas. #gallery-2 { margin: auto; } #gallery-2 .gallery-item { float: left; margin-top: 10px; text-align: center; width: 33%; } #gallery-2 img { border: 2px solid #cfcfcf; } #gallery-2 .gallery-caption { margin-left: 0; } /* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Até a presente data são inúmeras as missões relevantes, sejam isoladas ou em integração com outras forças de segurança pública, que obtiveram êxito, notadamente as de caráter policial preventivo e repressivo, contendo e isolando células criminosas, bem como as de proteção e resgate de vidas. Desde a sua implantação, o GTA já atendeu mais de quatro mil ocorrências, entre terrestres e aéreas.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo