Criadores conhecem vantagens do programa de inseminação artificial

A Introdução à Inseminação Artificial” em búfalos está entre as palestras e oficinas promovidas na 1ª ExpoBúfalo do Amapá, voltada à pecuaristas e produtores rurais de várias regiões do Estado. Pelo menos 40 pecuaristas participam dos eventos, que integram o circuito da TecnoAgro Amapá, no Parque de Exposições da Fazendinha.

De acordo com a médica veterinária e professora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Elizabeth Machado Barbosa, responsável pela palestra no período da manhã e oficina pela parte da tarde, que trata sobre a introdução à inseminação artificial, o principal objetivo do encontro é oferecer conhecimento sobre as novas tecnologias implantadas nas fazendas no Amapá, como prática de manejo moderno e orientação sobre as fases do processo de inseminação artificial em búfalos com demonstração de aparelho reprodutor masculino e feminino.


Cerca de 40 produtores de diversas regiões do Estado participam do encontro, são pecuaristas dos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Santana, Ferreira Gomes, dentre outros. Um dos assuntos abordados durante a palestra foi alternativa para plantio de capim, medicamentos adequados e saber escolher o melhor animal para reproduzir.

O pecuarista e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçú Colares, que participou das orientações, parabenizou a iniciativa do governo do Estado em proporcionar um evento especificamente para tratar do setor da pecuária, atingindo um grande número de produtores e pecuaristas que precisam desse conhecimento prático de como fazer o processo de inseminação em suas propriedades.

“Pelo menos três produtores que desenvolvem a inseminação artificial em suas propriedades aqui no Amapá, estão expondo seus animais na Expobufálo. E são animais de excelente qualidade, o que comprova o sucesso dessa prática”, reforçou Colares.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo