Conheça o que é a Piracema

A piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo. A palavra vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome porque, todos os anos, eles nadam rio acima para realizar a desova.

Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza. Esse processo é extremamente importante para o sucesso reprodutivo, uma vez que o esforço físico aumenta a produção de hormônios e causa a queima de gordura. Os testículos dos peixes machos nesse período aumentam de tamanho, ficando repletos de sêmen. No momento da fecundação, que ocorre externamente, a fêmea lança óvulos na água, enquanto o macho lança os espermatozóides diretamente sobre eles. Após esse momento, os peixes descem novamente o rio. Vale destacar que ovos e larvas também fazem a viagem no sentido contrário ao da piracema enquanto amadurecem. No nosso país, esse processo ocorre nas épocas de chuvas de verão, que causam o aumento do nível dos rios.

Um grande obstáculo à piracema é a presença de barragem. Os peixes, ao tentarem subir o rio, encontram esse obstáculo e, muitas vezes, ferem-se gravemente, além de ficarem muito exaustos. É nesse momento que muitos predadores se fartam de alimento. Mesmo quando os peixes conseguem se reproduzir, as larvas e ovos não conseguem sobreviver nos reservatórios. Além disso, há as turbinas que podem causar a morte tanto dos peixes quanto dos ovos e larvas. Vale destacar que, geralmente, as barragens apresentam sistemas para a transposição de peixes com a finalidade de diminuir os impactos relatados. Esses sistemas consistem normalmente em uma espécie de escada que facilita a subida e descida dos peixes, úteis nos países do Hemisfério Norte, entretanto, nos países da América do Sul, não teve tanto sucesso.

  1. Cachê

Diariamente sou indagado por muitos artistas sobre o valor de cachê recebido por cada apresentação de shows. Confesso que não tenho resposta para tais perguntas, pois nunca fui informado de valor exato desses serviços.

  1. É quarta

Dia 14 (quarta) é a data de criação do Programa “O Canto da Amazônia”, que vai completar 9 anos no ar. Começo na Equatorial FM 94,5 (dois anos), e há sete anos está na Diário FM 90,9 das 16h às 17h30.

  1. “Vem Pro Museu”

Nome da campanha de massificação para a comunidade voltar a visitar e freqüentar o Museu Sacaca. “Vem Pro Museu Valorize Que é Nosso”, que vai começar dia 23 de março, a partir das 9h.

  1. Show

Cantores confirmados para o dia 23 de março no Museu Sacaca, para o show “Vem Pro Museu”. Nonato Santos, Nivito Guedes, Loren Cavalcante, João Amorim, Osmar Júnior, Rambolde Campos, Cléverson Baia, Marcelo Dias, Brenda Melo, Val Milhomem, Joãozinho Gomes, Enrico di Miceli, Amadeu Cavalcante, Silmara Lobato, Finéias Nelluty e grupo Gente de Casa.

  1. Sacaca

Dia 22 de março (quinta) será inaugurado o Memorial Sacaca, no Museu Sacaca, como parte da programação da campanha “Vem Pro Museu Valorize Que é Nosso”, às 9h.

  1. Documentário

Artista plástico e designer gráfico, Ralfe Braga, será tema de um documentário sobre sua carreira artística. Ele é merecedor de qualquer homenagem. Parabéns.

  1. Audiovisual

Ministério da Cultura anunciou, ontem (12), a segunda etapa do programa #audiovisualgerafuturo, com o lançamento de novos editais para cinema e televisão. Serão investidos R$ 471 milhões na indústria audiovisual brasileira. As novas chamadas públicas trazem mudanças importantes nas operações do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) geridas pela Ancine.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo