Como vencer a Depressão: 6 atitudes simples para acelerar o tratamento

Redação IJOMA

Macapá, 19 de Setembro de 2020


Muitas vezes confundida com uma tristeza profunda, a depressão é considerada o “mal do século” e é responsável por trazer sofrimento à vida de milhões de pessoas. Diferente de uma decepção ou humor mais baixo, a depressão traz consigo sintomas como: insônia, anorexia, sobrepeso e até pensamento suicidas. Por ser tão devastadora, sempre nos perguntamos: como vencer a depressão?

Já que a depressão é uma doença que afeta 1 em cada 5 pessoas ao longo da vida, é muito importante que a gente se informe sobre quais são os sintomas da depressão, quais são as causas da depressão e como funciona o tratamento da depressão.

Índice

  • Quais são os sintomas da depressão?

  • Como vencer a depressão profunda?

  • Existe um método para melhorar a depressão e ansiedade?

  • Aprenda como vencer a depressão em seis atitudes que vão acelerar o seu tratamento.

  • Tratamento para a depressão da Eurekka


Quais são os sintomas da depressão?

Oficialmente, pelo DSM-5 (O Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), para o diagnóstico de depressão maior, 5 dos 9 sintomas da depressão precisam estar presentes em quase todos os dias durante o mesmo período de 2 semanas – e um deles deve ser humor deprimido ou perda de interesse ou prazer. Alguns dos principais sintomas são:

1. Mudanças no sono

Você está dormindo muito mais ou muito menos do que o normal, com dificuldade para cair no sono ou com muita dificuldade para sair da cama. Variações no sono, no geral, são um ótimo indicativo de que o seu organismo está diferente e que isso pode ser o início de uma depressão.


2. Falta de ânimo para fazer as atividades do dia a dia

Pessoas que têm depressão sentem que até tarefas do dia a dia começam a exigir muita força de vontade para serem feitas. Antigamente, para você era muito simples acordar de manhã, preparar o seu café da manhã, caminhar um pouco na rua com o seu cachorro e voltar para casa. Agora, na depressão, você sente que fazer tudo isso está muito mais difícil!

3. Mudanças no apetite e no peso

Como a depressão afeta biologicamente o seu organismo e o seu corpo, isso também significa que você vai ter variações hormonais e nos seus neurotransmissores que, muitas vezes, afetam o seu apetite e o seu peso. O seu peso e o seu apetite podem tanto aumentar, fazendo você ficar sempre com fome e ganhar peso, quanto diminuir, fazendo você ter menos fome e perder peso.

4. Tristeza ou baixo astral durante todo o dia

Uma pessoa sem depressão sente tristeza em momentos bem específicos, como depois de uma frustração ou depois de uma decepção. Já uma pessoa com depressão tem a sensação de que a tristeza se instalou na vida dela e, desde o momento em que ela acorda até o momento em que ela vai dormir, o seu sentimento principal é a tristeza.

Como vencer a depressão profunda?

A depressão profunda, ou depressão maior, acontece quando a depressão chega num nível tão forte que você não consegue mais funcionar direito na sua vida. Em uma depressão leve, você pode sentir que ainda consegue trabalhar, fazer suas coisas e conversar com as pessoas, embora tenha muito menos ânimo e prazer em fazer as coisas.

Já na depressão profunda, é como se você não conseguisse mais tirar prazer de nada – não tivesse mais ânimo para nada. Você passa a maior parte do seus dias isolado e desconectado do mundo. Em casos de depressão profunda, também, é muito comum que a pessoa pense em cometer suicídio.

Mas como vencer a depressão profunda?

A principal estratégia para vencer a depressão profunda

A principal estratégia para vencer a depressão profunda é buscar o tratamento completo, que é: psicoterapia com psicólogo, farmacoterapia com psiquiatra e mudança de hábitos.

Se você quer se recuperar da depressão, é importante que você use todas as ajudas disponíveis. Não basta só fazer terapia, só se consultar com o psiquiatra ou só a mudança de hábitos. Você tem que combinar os três. Depressão profunda não é só uma doença que debilita as pessoas, mas que muitas vezes mata.

E para uma doença que tem risco de vida, você tem que aceitar todas as ajudas possíveis!

Existe um método para melhorar a depressão e ansiedade?

Sim, existe um método para melhorar a depressão e ansiedade. Na Eurekka, a principal estratégia que a gente recomenda para qualquer pessoa que quer começar a viver uma vida com menos depressão e ansiedade é a estratégia dos micropassos.

Tanto na depressão quanto na ansiedade, existe uma tendência da gente fugir dos compromissos e desmarcar as coisas. Tanto por desânimo, quanto por ansiedade e nervosismo. A estratégia dos micropassos é quando você, ao invés de desistir totalmente de alguma coisa, quebra aquilo num pequeno esforço que você pode e consegue fazer hoje, agora.

Especificamente, na depressão, você tem uma tendência de se desconectar de tudo. Por exemplo: cancelar as aulas de dança que você fazia, sair da faculdade ou parar de ver certos amigos. Nesse caso, a estratégia dos micropassos é: mesmo sabendo que você tem vontade de se desconectar, mantenha uma conexão com as coisas, mesmo que pequena.

Então, ao invés de desistir totalmente da aula de dança, continue fazendo uma ou duas aulas por semana; ao invés de se desconectar do seu melhor amigo, continue tendo algumas conversas por semana.

Aprenda como vencer a depressão em seis atitudes que vão acelerar o seu tratamento.

1. Psicoterapia

Para quem tem depressão, a terapia ajuda muito a reconstruir a sua vida, a se reconectar com pessoas das quais você se desconectou e a reorganizar a sua rotina para que ela seja feliz e com propósito. E felizmente, você não precisa mais sair de casa para fazer psicoterapia e começar a se sentir um pouco melhor. Com a psicoterapia da Eurekka, você é atendido na modalidade online pelos nossos melhores terapeutas, aproveita e clica aqui para saber mais!

2. Meditação

A meditação é uma prática que nasceu nas religiões orientais, mas que hoje já é comprovada cientificamente como um exercício útil para você treinar a sua atenção e sua calma. E você pode começar a praticar meditação hoje, de graça, em 5 minutos:


3. Praticar atividades físicas

Assim como a depressão, o exercício físico também mexe com os hormônios e neurotransmissores do seu corpo, só que de um jeito positivo! Isso porque quando você começa a se exercitar, mesmo que seja algo simples, como uma caminhada, o seu corpo é estimulado a produzir hormônios e neurotransmissores que ajudam você a sair do ciclo da depressão.

Por isso, a nossa sugestão é você começar bem devagarinho, com 5 minutos de caminhada, subindo e descendo as escadas do seu prédio ou até mesmo saindo para caminhar com o seu cachorro.

4. Leitura

Toda atitude que te faz sentir útil, produtivo e orgulhoso de si mesmo, vai te ajudar a vencer a depressão. Por isso, se você escolher um livro para ler, leia algumas páginas e sinta que cumpriu a missão de ler o livro.

Você estará se ajudando de duas formas: aprendendo com o conteúdo daquele livro e cumprindo uma pequena missão – o que te dará a sensação de um dia útil.

5. Praticar atividades alternativas

Um dos problemas de viver uma rotina que é sempre igual é que você se acostuma com a sensação de viver aquela rotina. Com o tempo, a alegria que a rotina te trazia vai diminuindo, assim como o prazer da sua vida.

Como a depressão é uma doença que reduz o seu prazer, ter uma rotina que é sempre igual deixa tudo isso ainda pior. Por isso que faz muito sentido você pensar: “O que eu sempre quis fazer com meu tempo livre, mas nunca dei uma chance?”. E, assim, tirar bastante prazer saindo da rotina.

6. Dormir bem

Ter um sono regulado permite que seu corpo ajuste os níveis de hormônios e neurotransmissores – justamente esses que a depressão bagunçou. Uma primeira atitude para melhorar o seu sono é você ter um ritual de sono, uma sequência de passos que você repete sempre igualzinho antes de dormir.


Fonte:

https://eurekka.me/como-vencer-a-depressao/

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