Câncer de boca: o que é, sintomas e se tem cura

Redação IJOMA

Macapá, 22 de Fevereiro


O que é Câncer de boca?

O câncer de boca é um tipo de tumor maligno que acomete lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua e também a garganta.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, trata-se de uma doença mais comuns em homens acima de 40 anos, sendo o tabagismo, consumo de álcool, gordura corporal, vírus HPV e outros fatores as principais causas do câncer de boca.

Sintomas

Sintomas de Câncer de boca

Os sintomas do câncer de boca podem se manifestar da seguinte maneira no corpo:

  • feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam

  • caroços

  • inchaços

  • áreas de dormência

  • sangramentos sem causa conhecida

  • dor na garganta que não melhora

  • manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio

O câncer de boca provoca n as fases mais evoluídas: mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.

Visão Geral

Causas

O tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas são as principais causas para o desenvolvimento do câncer de boca. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos.

A exposição ao sol também apresenta risco para o câncer de boca na região dos lábios. Por isso, é importante o uso de protetor solar ou outros métodos que evitem os perigos dos raios solares.

O vírus HPV também é uma causas do câncer de boca. Ao todo, são 150 tipos de HPV conhecidos.

De acordo com a ginecologista e obstetra Barbara Murayama, os HPVs 16 e 18 são responsáveis por cerca de 90% dos casos de câncer no colo do útero."Os vírus também podem causar câncer de ânus, vagina, vulva, pênis ou boca", explica.

De acordo com o INCA, excesso de gordura corporal e exposição a substâncias, como óleo de corte, amianto, poeira de madeira, poeira de couro, poeira de cimento, de cereais, têxtil e couro, amianto, formaldeído, sílica, fuligem de carvão, solventes orgânicos e agrotóxico também contribuem para o surgimento do câncer de boca.

Fatores de risco

Alguns dos principais fatores de risco são a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C.

A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.

Diagnóstico e Exames

Diagnóstico de Câncer de boca

O diagnóstico do câncer de boca pode ser feito a partir do exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde. Esse exame ajuda a diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer.

Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e devem realizar exames de rotina na boca pelo menos uma vez ao ano (por dentista ou médico) .

Onde fazer exame da boca?

O exame de rotina na boca é realizado em consultórios de profissionais de saúde treinados dos Centros de Especialidades Odontológicas, CEO, e de postos ou centros de saúde podem realizar o exame.

O autoexame previne o câncer de boca?

O autoexame da boca é uma técnica simples que ajuda a identificar anormalidades do câncer de boca.

Para isso, a própria pessoa observa a estrutura normal da boca e identificar possíveis mudanças na aparência dos lábios e da parte interna da boca, endurecimentos, caroços, feridas e inchações.

Entretanto, o autoexame na boca não substitui o exame clínico realizado por profissional de saúde treinado.

Para a realização do autoexame são necessários um espelho e um ambiente bem iluminado. Mesmo que não encontre nenhuma alteração, é importante a consulta regular ao dentista para exame clínico da boca.

Câncer de boca tem cura?

O câncer de boca tem a possibilidade de cura. Quanto mais cedo o câncer de boca for percebido, maiores são as chances de que o quadro seja curado.

O INCA, entretanto, ressalta que a maioria dos casos é diagnosticados em estágios avançados da doença. Por isso, é importante as consultas de rotina para exames da boca.

Tratamento de Câncer de boca

O tratamento do câncer de boca é cirúrgico, tanto para lesões menores, como para tumores maiores.

Existe ainda a possibilidade de tratamento com radioterapia e a quimioterapia quando a cirurgia não é possível - principalmente em casos em que a cirurgia é descartada por acarretar em sequelas funcionais e complicadas para a reabilitação funcional e a qualidade de vida do paciente.

Prevenção

Prevenção

Como diminuir o risco de câncer de boca?

  • Evite ou reduza o consumo de fumo e de álcool

  • Mantenha uma boa higiene bucal

  • Faça uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes

  • Visite o dentista regularmente e converse com o seu médico e informe-se sobre o exame clínico da boca.

Referências

Ministério da Saúde

Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Carina Esteves Duarte (CRO-SP 95983), cirurgiã-dentista de paciente oncológico no Hospital do Coração de São Paulo (HCorOnco) e doutora em patologia e estomatologia.

Carina Esteves Duarte (CRO-SP 95983), cirurgiã-dentista de paciente oncológico no Hospital do Coração de São Paulo (HCorOnco) e doutora em patologia e estomatologia.


Fonte:

Câncer de boca: o que é, sintomas e se tem cura | Minha Vida

4 visualizações0 comentário

asscom.ijoma@gmail.com

(96) 3222-5675 / (96) 99191-6270

CNPJ: 11.938.200/0001-06

Av. Dr. Silas Salgado, 3586 - Santa Rita. Macapá - AP, 68901-346.

Prazo de 10 dias para Entrega de Produtos

no Estado do Amapá.

INSTITUTO JOEL MAGALHÃES

Horário de Atendimento:

Segunda à Sexta: 8h às 12h - 14h às 18h

​​Sábado: 8h - 12h

©2019 Todos os direitos reservados. Criado por Fabrício Ferrari

  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social