Aluizo Carvalho é o novo titular da Seafro

Nesta segunda-feira, 5, o governador Waldez Góes empossou o advogado e membro do movimento negro no Amapá, Aluizo de Carvalho como novo gestor da Secretaria Extraordinária de Políticas para os Povos Afrodescendentes (Seafro). A mudança é um processo natural de governo, para possibilitar maiores benefícios à população e aos movimentos negros do Estado. Ao final da solenidade, o público pôde assistir à apresentação do grupo de marabaixo Dica Congó.

Aluizo assume o cargo antes ocupado por Núbia Souza. A escolha do novo gestor se deu por caráter técnico-profissional, administrativo e político, visando fortalecer ainda mais os trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos pela Seafro, e como meio de fortalecer e impulsionar a gestão, com a expansão de projetos e ações das políticas públicas para os afrodescendentes do Amapá.

Durante a cerimônia de posse, Góes ressaltou a trajetória profissional e militante do novo gestor, destacando que trata-se de uma pessoa preparada para assumir o órgão estadual responsável por coordenar as políticas públicas voltadas para a população negra – que no Amapá chega a 70%.

“Ao longo de sua trajetória, Aluizo tornou-se um profundo conhecedor do povo do Amapá, sobretudo, em relação às lideranças e aos movimentos negros de nosso Estado. Portanto, sua missão é utilizar toda essa experiência de forma a intensificar as conquistas do povo afrodescendente”, frisou Góes.

Aluizo de Carvalho enfatizou que dará continuidade a importantes projetos em andamento na secretaria, e mencionou que já há prioridades para a sua gestão. A primeira, disse, é trabalhar na legislação do Sistema de Cotas, pois o Amapá precisa acompanhar o restante do país.

“Outra prioridade é fomentar o empreendedorismo para as comunidades tradicionais, e para isso, buscaremos mecanismos junto à Afap [Agência de Fomento do Amapá], com a criação de uma linha de crédito, por exemplo. Também seremos incansáveis na construção e implementação da Lei 10.639, que trata sobre a inclusão da História do Negro no currículo escolar. E, sobretudo, queremos estreitar ainda mais a relação Estado-Sociedade”, enfatizou Carvalho.

Durante a solenidade, o governador Waldez Góes destacou que a população negra do Amapá vem ganhando maior visibilidade. Como exemplo, citou a realização da Virada Afro, em junho e em dezembro de 2017, com o objetivo de celebrar a cultura desta parcela da sociedade e de incentivar o empreendedorismo para gerar emprego e renda dentro das comunidades negras e quilombolas do Amapá. O chefe do Poder Executivo estadual ressaltou que o evento deverá acontecer na mesma periodicidade em 2018.

Também estiveram presentes na cerimônia de posse, o secretário de Estado de Planejamento, Antônio Teles Junior; a secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Regina Duarte; o presidente da seccional amapaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Paulo Campelo; a deputada estadual Marília Góes, além outros membros da equipe de governo e de representantes de movimentos afrodescendentes e de matriz africana.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo