A musicalidade do Trio Manari que eu vi

Nessa minha jornada de alguns anos apresentando programas de rádio, shows, escrevendo em jornais e reportando acontecimentos, resolvi correr atrás da cultura artística da Amazônia, principalmente da boa música produzida aqui, com linguagem bem regional de destacar o nosso povo.

Foi ouvindo muita coisa e apresentado a muitas outras, que conheci um grupo musical paraense, de percussão, de nome Trio Manari, acho que através da produtora Clícia Di Miceli. De “prima” não entendi muito bem o porquê do nome, pois Manari é um município brasileiro do estado de Pernambuco (nordeste) e do grupo musical paraense. Achei o nome bonito e interessante para a proposta que se apresentava.

O Manari é formado pelos músicos percussionistas Márcio Jardim, Nazaco Gomes e Paturi (Kleber Banigno), melhor chamá-lo de Paturi, né! Residentes em Belém (PA). Esses meninos buscam constantemente estar antenados com a música do mundo, levando de forma expressiva a imponência dos ritmos autênticos da Amazônia brasileira. O Trio Manari já esteve, por muitas vezes representando a música amazônica em diversos eventos no exterior.

Mas quando vi o Manari tocar pela primeira vez, em 2014, no show de encerramento do arrastão do Pavulagem (a convite da amiga Clícia), em Belém (PA), na Praça do Carmo, achei de uma excelência tremenda o sincronismo dos três artistas, e de um profissionalismo único na execução de tudo o que eles faziam e dos improvisos, que pareciam ensaiados há meses. Tudo era perfeito, tudo era tocado com conhecimento e competência. Virei fã incondicional. Pois sempre primei pela qualidade, conhecimento, profissionalismo, competência e amor, em tudo o que escolho para admirar.

Não há artista amazônico que não tenha registro, em sua obra, da marca Trio Manari. Criação perfeita. Os sons parecem tirados da alma do coração. Originalidade pura.

O trabalho do Trio Manari é respeitado em todo o Brasil e em grande parte do mundo, pois em cada lugar onde tem alguém que aprecie a boa musicalidade dos tambores da Amazônia, já se ouviu falar desse fenômeno.

Aceap Associação de Cronistas do Estado do Amapá completa três anos de criação, no sábado (10), e oferece uma programação pra comemorar a data. Culto festivo, às 9h, entrega da comenda do Mérito esportivo, café da manhã e partida de futebol (Complexo Esportivo do Trem D. Clube – Rodovia JK). Evento acontece no Ministério Betel, na av: Mendonça Furtado – Centro, a partir das 9h.

“Canabanzeiro” O Banzeiro do Brilho-de-Fogo vai brincar o carnaval no bloco A Banda, na terça gorda (13). Não será um cortejo, e sim uma brincadeira, mas com toda coordenação presente e organizando essa folia. Vai ser paid’égua.

Mudança Ex dirigentes, brincantes e a comunidade em geral do Império de samba solidariedade, estão se reunindo e propondo mudanças na direção da escola. Dizem que não concordam com as atitudes arbitrárias do atual presidente, Jair Sampaio.

Internacional O grupo musical amapaense, EguaManoJazz vai representar o estado em Normandia, França, e precisa de nossa contribuição. Vamos ajudar esses artistas que nos alimentam tocando um bom Jazz. Informações:  98803-3686 (Elias Sampaio).

“Os Minhocas” Nome do bloco de carnaval da Associação dos Músicos e Compositores do Amapá – Amcap, com programação marcada para o dia 12 de fevereiro. No Bar do Abreu, na av: FAB, a partir das 18h. Carnaval com muito Marabaixo e Batuque. Abadá ao preço de R$ 20,00. Informações: 99126-6262.

“Guará Folia” A 3ª edição do Guará Folia vai acontecer na sexta, 9, com saída da Praça da Bandeira e chegada na sede de Boêmios do Laguinho. Concentração a partir das 18h e saída, às 20h.

Folia Dia 9 de fevereiro tem carnaval no “Calçadão Lacerda Folia”, na rua São José esquina com a av: Antônio Siqueira – Laguinho. Atrações: Bateria da escola de samba Piratas Estilizados e seus intérpretes, Os Pinducos, Neivaldo e Banda, DJ Jaqueline e outras atrações. Entrada liberada.

Passista Amapá O estilista Ruy Anjos vai realizar o 1º Concurso Passista Amapá (categorias feminino e gay), na sede da AABB, dia 16 de fevereiro. Informações: 98115-4209. Shows com  a bateria de Piratas da Batucada, Taty Taylor, Suellem Braga, Dani Li, Pirata Show, DJ Hiltinho e outras atrações. As personalidades do carnaval receberão homenagens.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo