14 de março – Dia Nacional da Poesia

O 14 de março foi declarado Dia Nacional da Poesia em homenagem a Castro Alves, um dos maiores poetas românticos brasileiros. Ele é autor de O Navio Negreiro e de muitos outros poemas célebres, muitos dos quais têm como tema a escravidão negra. Castro Alves foi um fervoroso defensor do abolicionismo.

Poesia é uma palavra que vem do grego e significa criação, fabricação. Há muito tempo, porém, essa palavra denomina a arte de escrever em versos. A definição de verso não é tão simples assim. Muita gente pensa que poesia é igual a rima, mas isso não é verdade. Existem versos que não rimam e são chamados de versos brancos, muito usados particularmente na poesia modernista.

Falar de poesia, porém, significa falar de poetas, os criadores de poesia. Além de Castro Alves e Gonçalves Dias, existem vários outros poetas da literatura brasileira que você precisa conhecer. Entre outros, podem ser citados: Gregório de Matos, Tomás Antônio Gonzaga, Olavo Bilac, Cruz e Sousa, Oswald de Andrade, Carlos Drummund de Andrade, Cecília Meireles e Vinicius de Moraes.

Mas é bom lembrar que a nossa poesia tem como matéria prima a língua portuguesa e, nesse sentido, há dois autores portugueses que também precisam ser mencionados, pois tiveram influência tanto na poesia de sua pátria quanto na brasileira. Trata-se de Luis de Camões e Fernando Pessoa, dois poetas de primeira grandeza, talvez a expressão mais alta da poesia em Portugal. E já que saímos do Brasil é bom lembrar que também existe um Dia Internacional da Poesia, o 21 de março. (educacao.uol.com.br).

  1. É hoje

Nesta quarta, 14, é o dia do aniversário de criação do programa radiofônico “O Canto da Amazônia”, que há 9 anos está no ar. Foram dois anos (2007 – 2008) na Equatorial FM 94,9 e sete (2011 – 2018), na Diário FM 90, onde está até hoje.

  1. Identidade

O programa “O Canto da Amazônia” criou uma identidade direta, principalmente, com os artistas regionais que tem suas artes em defesa da sua aldeia tucuju. Também com o público que consome a arte cultural produzida no Amapá.

  1. “Vem Pro Museu”

Nome da campanha de massificação para a comunidade voltar a visitar e freqüentar o Museu Sacaca. “Vem Pro Museu Valorize Que é Nosso”, que vai começar dia 23 de março, a partir das 9h.

  1. Show

Cantores confirmados para o dia 23 de março no Museu Sacaca, para o show “Vem Pro Museu”. Nonato Santos, Nivito Guedes, Loren Cavalcante, João Amorim, Osmar Júnior, Rambolde Campos, Cléverson Baia, Marcelo Dias, Brenda Melo, Val Milhomem, Joãozinho Gomes, Enrico Di Miceli, Amadeu Cavalcante, Silmara Lobato, Finéias Nelluty e grupo Gente de Casa.

  1. Sacaca

Dia 22 de março (quinta) será inaugurado o Memorial Sacaca, no Museu Sacaca, como parte da programação da campanha “Vem Pro Museu Valorize Que é Nosso”, às 9h.

  1. Então, Foi assim?

Título da 1ª edição do livro do paraense Ruy Godinho, que retrata os bastidores da criação musical brasileira. Ele entrevista os autores das obras e transforma o material em livro. Interessante.

  1. Faculdade

Governador Waldez Góes anunciou, na Diário FM (90,9), que a nova escola de música Walquíria Lima, será transformada em Faculdade de Música. Inauguração prevista ainda para este ano.

  1. Xamã Babalaô

Nome da música assinada por Ricardo Iraguany em homenagem ao popular Sacaca, defendida pela cantora Maria Ely, no 3º Festival Amapaense da canção, em 1999. “Não há morte pra quem sonha, vai o homem fica a lida”.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo